domingo, julho 27, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O telescópio espacial Hubble detectou evidências de um buraco negro com massa cerca de três bilhões de vezes maior do que o Sol, no centro de uma galáxia distante.

No ciclo de vida de uma estrela, quando todo combustível atômico tiver se esgotado, a estrela deixa de suportar seu próprio peso, ocorrendo um colapso gravitacional, que supera completamente as forças internas estabilizadoras. A matéria torna-se cada vez mais comprimida, levando seus átomos a estarem praticamente unidos, sem espaço vazio entre eles. Em tal estado, a matéria está tão densa que a força gravitacional que ela exerce na sua superfície torna-se enorme. Nada, nem a própria luz, consegue escapar desta atração gravitacional. A estrela que passou por esse processo recebe o nome de buraco negro.
A explosão de uma estrela moribunda, ocorrida em um passado muito distante, despertou por um breve período o buraco negro supermaciço que existe no coração da Via Láctea, gerando um surto de raios-x que ricocheteou por toda a galáxia. Conhecido como Sagittarius A+, ou Sgr A+, o buraco negro central da Via Láctea se localiza a cerca de 26 mil anos-luz da Terra e tem massa estimada em quatro milhões de vezes a do Sol.
Os buracos negros supermaciços em outras galáxias podem ter massa até 100 ou mil vezes maior.


Fontes: Terra / Sala de Física

Nenhum comentário: