sábado, junho 14, 2008

Turnê do VAN HALEN chega ao final

Turnê do VAN HALEN chega ao final

Apesar do começo temeroso de que a banda se desfizesse e que não chegasse nem ao menos até a metade da turnê, o Van Halen terminou sua primeira turnê com o vocalista David Lee Roth após duas décadas de separação, e arrecadou mais de US$ 93 milhões (cerca de R$ 151 milhões), um recorde para a banda, que ficou entre as cinco primeiras bandas de todo o mundo que mais lucraram em 2007.

O Van Halen tocou para quase um milhão de pessoas em 74 shows em estádios dos Estados Unidos e do Canadá. A turnê começou no dia 27 de setembro de 2007 em Charlotte e terminou dia 3 de junho deste ano em Michigan.
A banda agradeceu aos inúmeros fãs antigos e novos que os ajudaram a fazer desta a mais bem-sucedida turnê de toda a sua história.
Devido à saúde do guitarrista Eddie Van Halen e à relação difícil de Roth com os irmãos Van Halen, acreditava-se que a turnê não daria certo. Mas Eddie Van Halen exibiu um físico forte e a voz de Roth continua boa. A crítica foi positiva.
Roth, que deixou a banda em 1985, voltou a tocar com o guitarrista Eddie Van Halen e o baterista Alex Van Halen. Mas, ainda assim, a banda não conseguiu reunir sua formação original, já que o baixista Michael Anthony foi substituído pelo filho de Eddie, Wolfgang, de 17 anos.
Um DVD oficial da turnê será lançado e numa entrevista recente para a revista Rolling Stone, Eddie Van Halen afirmou que, apesar de não fazer planos, após uma folga a idéia é de entrarem no Estúdio 5150 para a gravação de um novo álbum de inéditas com David Lee Roth. Eddie afirmou ainda que possui vasto material gravado: "eu tenho milhares de fitas por aí, mas um dia terei que revê-las e ver o que tem lá. Eu acho que muitas delas irão surpreender vocês, tudo desde coisas meladas até do tipo porcarias estranhas. Eu estou sempre experimentando sons".
Quando perguntado como conseguiu agüentar a turnê até o final, Eddie respondeu: "é um estilo de vida, sabe? É como uma coisa da qual eu fui feito. É a única coisa que eu sei fazer (risos). Eu acho que as músicas que nós escrevemos resistiram ao teste do tempo, penso que é isso".
Sobre a questão do relacionamento atual entre Eddie e David, o guitarrista fechou a entrevista dizendo: "nós estamos nos entendendo. Para mim, parece que a imprensa fez mais escândalo sobre nossas besteiras do que realmente aconteceu. Porque todo mundo meio que se separa e tenta encontrar seu espaço próprio, você sabe, sem ressentimentos sobre nada".


Texto: Ricardo M. Freire
Fontes: Comunidade Van Halen (Orkut) / Rolling Stone

Nenhum comentário: