sábado, junho 28, 2008

A importância de EDDIE VAN HALEN para a guitarra

A importância de EDDIE VAN HALEN para a guitarra

Ultimamente venho recebendo muitos scraps no ORKUT e emails sobre EDDIE VAN HALEN, questionando sobre toda a sua contribuição para o mundo da guitarra.
Aproveito o assunto então, para tirar a dúvida dos que ainda questionam também, toda essa minha idolatria por este gênio da guitarra.
Percebo que muita gente não sabe, sequer, metade do que este grande gênio nos proporcionou, principalmente em se tratando de lutheria, e muitas são as dúvidas ainda sobre seus truques e equipamentos.
O cientista da guitarra

EDDIE VAN HALEN não foi o inventor da técnica TWO HANDS, assim como o TAPPING e a técnica de digitação como muitos dizem, mas foi quem as popularizou.
Pra quem ainda não sabe, a técnica TWO HANDS consiste em tocar a guitarra usando-se as duas mãos no braço do instrumento. Já o TAPPING, usa-se o dedo indicador dando toques, batidas rápidas, em cima do traste, no braço da guitarra.
Eddie foi um verdadeiro revolucionário em se tratando do intrumento. Ele desenvolveu o sistema de micro-afinação, que simplesmente aterrorizava os guitarristas que muito usavam a alavanca antigamente. Posso citar o saudoso HENDRIX, que tinha muitos problemas por causa disso.
Além da micro-afinação, o sistema também apresentou a famosa trava no último traste do braço, antes do HEADSTOCK, permitindo então, que se use a alavanca e que se tenha as cordas de volta na mesma posição inicial, sem estarem desafinadas. E não é só!
Em meados de 95, Eddie criou ainda o sistema EVH D-TUNA, que consiste em facilitar a mudança de afinação da corda E (mi) para D (ré) sem a necessidade de interferirmos na tarraxa ou no sistema de micro-afinação.

Eddie foi o primeiro a criar seu próprio shape de guitarra e a fazer experiências com captadores, chegando ao ponto de ele mesmo rebobinar os fios da bobina do captador e até mergulhá-los em parafina, a fim de se evitar a microfonia.
Eddie provou que não se tem o melhor som de guitarra com um maior número de captadores na mesma.



A guitarra FRANKENSTRAT

Na verdade Eddie queria um som de LES PAUL no corpo de uma STRATOCASTER. Isso por ele dizer que seu corpo não se encaixava ou se adaptava ao corpo de uma LES PAUL, e também por achá-la muito pesada.
Foi assim que Eddie chegou na sua mais famosa e bizarra experiência: a guitarra FRANKENSTRAT.
A FENDER recentemente lançou um lote de réplicas da famosa FRANKENSTRAT. Preço: US$ 25.000 ! E pasmem! No dia do lançamento oficial, durante a NAMM, a mais famosa feira de instrumentos nos EUA, vendeu-se nada mais nada menos que 300 exemplares da guitarra em meros 15 minutos! Um verdadeiro recorde!
Detalhe interessante, é que as réplicas vêm de fábrica com os mesmos "defeitos" e gambiarras da FRANKENSTRAT original de Eddie: as queimaduras de cigarro no headstock, os ralados e esfolados, o captador SINGLE COIL próximo ao braço desligado, o buraco do captador SINGLE COIL do meio aberto, o escudo recortado, um botão único somente p/ volume e a moeda fixada no corpo da guitarra nivelando o FLOYD ROSE.
Em 1990, EDDIE desenhou e projetou a ERNIE BALL/MUSIC MAN, um protótipo perfeito mas que teve o custo extremamente elevado. A fim de solucionar esse problema, EDDIE desenvolveu a guitarra que considera perfeita, a WOLFGANG (nome do baixista atual do VAN HALEN e filho de EDDIE, com apenas 16 anos), que usa atualmente.
Se guitarristas como STEVE HACKETT, STEVE VAI e muitos outros fazem o que fazem com o instrumento, que agradeçam ao gênio EDDIE VAN HALEN.Além de tudo isso, Eddie foi sem dúvida alguma o guitarrista mais influente dos últimos tempos.


Ricardo M. Freire

2 comentários:

Banda de Garagem - AKK disse...

Ok... o cara fez tudo isso e é um destaque.
Só não concordo com você citar o Steve Hackett. O Vai eu concordo, mas o Hackett nunca usou os recursos que o Van Halen lançou, mesmo porque ele tem formação clássica (violão clássico), tocava com Les Paul, explorava sustain, solos viajantes e não a velocidade, fritação, e tecnologia que o Van Halen usou tão bem.

Banda de Garagem - AKK disse...

Além de ser bem anterior ao VH...