sábado, junho 21, 2008

CLIP DO DIA

O THE SMITHS é uma banda inglesa, surgida na cidade de Manchester, bastante popular na década de 1980.
O nome é uma curiosidade: Smith é o sobrenome mais popular na Inglaterra (equivale ao Ferreira em Português). O objetivo era mostrar que a banda era formada de pessoas comuns. Os Smiths pretendiam também voltar a dar à guitarra o estatuto de instrumento privilegiado, rompendo com o panorama musical desta altura.
Certo dia em 1982, na sua terra natal, Manchester, Johnny Marr um guitarrista sem grande sucesso noutras bandas mas com grande talento sugeriu a Morrissey, escrever letras para as músicas que andava a compor.
No inicio apenas pretendiam fazer músicas para vender a outros artistas, mas pouco tempo depois decidem avançar para formar uma banda. Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria, foram posteriormente chamados para se juntarem à banda.
Em 1984 sai o primeiro álbum, com o mesmo nome que o grupo, The Smiths, que atinge o nº 2 do Top do Reino Unido e é bastante aclamado pela crítica. Este álbum é particularmente importante porque vinha contrapor a tendência do synth pop.
Em julho de 1986 começaram a surgir os problemas. Divergências com a "Rough Trade" (pequena editora independente) fizeram com que o lançamento do álbum The Queen Is Dead fosse adiado; Johnny Marr estava exausto e andava a beber demais e certas pessoas começavam a fazer-lhe crer que não precisava do Morrissey; Rourke foi demitido da banda por problemas com heroína, mas acabou por regressar, apesar de ter sido momentaneamente substituído por Craig Gannon. Após o regresso de Rourke, Gannon fez a segunda guitarra até o fim da tour.
1987 é o ano da fatalidade, do confronto final de egos entre Johnny Marr e Morrissey, duas pessoas brilhantes mas com visões diferentes quanto ao rumo a seguir e assim chega ao fim uma das colaborações mais frutuosas da história da música e procedem ao desmantelamento da banda.

"The Boy With The Thorn In His Side" - The Smiths

Nenhum comentário: