sexta-feira, junho 06, 2008

Bilhões de planetas como a Terra

Bilhões de planetas como a Terra

Os astrônomos acreditam que podem existir bilhões de planetas como a Terra em nossa galáxia, a Via Láctea.
A avaliação foi feita depois da descoberta do 100º planeta fora do sistema solar. O planeta orbita uma estrela parecida com o Sol, há 293 anos-luz do sistema solar. Os cientistas afirmam que agora podem tentar fazer uma estimativa de quantos planetas podem existir na Via Láctea e especular quantos podem ser semelhantes à Terra.


Estrelas

Praticamente todas as estrelas a uma distância de 100 anos-luz do sistema solar foram observadas. Dessas pouco mais de mil estrelas, cerca de 10% possuem sistemas planetários. Assim, com cerca de 300 bilhões de estrelas em nossa galáxia, podem existir aproximadamente 30 bilhões de sistemas planetários só na Via Láctea. Vários desses sistemas planetários podem incluir corpos celestes semelhantes à Terra, dizem os pesquisadores.
O novo 100º planeta orbita a estrela HD2039. Ele foi encontrado por astrônomos que utilizavam o Telescópio Anglo-Australiano, como parte do Programa de Busca de Planetas do Instituto Carnegie. O planeta, do tamanho de Júpiter, completa uma órbita em volta da estrela a cada 1.210 dias, a uma distância de cerca de 320 milhões de quilômetros. Por enquanto, os planetas descobertos são de grandes dimensões. Esses planetas são detectados pela força gravitacional que a estrela exerce sobre eles.
Os astrônomos terão que esperar por uma nova geração de telescópios espaciais, como o Hubble, antes de poder detectar a presença de planetas do tamanho da Terra.


Fonte: Inape


Obs.: É importante deixar bem claro que já existem hoje mais de 240 planetas extra-solares já catalogados. A lista completa destes planetas pode ser conferida no site: http://exoplanet.eu/catalog.php

Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: