quarta-feira, maio 07, 2008

Japão: o perigo vem do mar

Japão: o perigo vem do mar

As águas japonesas estão a ser alvo de uma verdadeira invasão de medusas gigantes. Segundo noticia a National Geographic, estes seres invertebrados chegam a medir 2 metros de comprimento e pesam mais de 200 quilos. O governo nipônico encomendou vários estudos para tentar compreender este fenômeno.
Desde o Verão passado que o Japão está a ser invadido por medusas gigantes. Estes seres invertebrados chegam a medir cerca de 2 metros de comprimento e pesam mais de 200 quilos.
A alforreca (como é conhecida na gíria popular), foi apenas um dos muitos espécimes observados.
Apesar de ser mais frequente aparecerem medusas deste porte nas águas da Coreia e da China, ultimamente, ao largo da costa japonesa tem sido vistas às centenas. A NG revela que este fenômeno está a causar sérios prejuízos a indústria piscatória da região.
A anormal invasão das medusas Stomolophus nomurai (nome científico) suscitou já a atenção não só dos cientistas, mas também do governo nipónico que encomendou a realização de vários estudos sobre os hábitos de acasalamento e rotas migratórias para avaliar o fenómeno.
Em contacto com peixes ou humanos, os tentáculos da alforreca provocam, no melhor dos cenários, dor e, por vezes, cãibras musculares, urticária, erupções cutâneas e até colapsos cardio-respiratórios.
Na costa portuguesa é frequente a visita da chamada Pelagia Noctilua , uma espécie da família da medusa, de cor avermelhada, que adquire luminescência quando é perturbada.


Fonte: National Geographic

Nenhum comentário: