terça-feira, maio 27, 2008

A guitarra mais cara do mundo

A guitarra mais cara do mundo

A guitarra de Eric Clapton, “Blackie”, que foi vendida em 2004 por 950 mil dólares, perdeu seu posto de mais cara.
Em Doha, Qatar, foi realizado um leilão no qual se vendeu a atual guitarra mais cara do mundo. O evento aconteceu em Novembro de 2005, e a Stratocaster que foi vendida, foi assinada por vários músicos famosos. Ela foi comprada pela famíla real de Qatar por 1 milhão de dólares e doada para o programa de ajuda as vítimas do tsunami na Ásia. No mais recente leilão, esta guitarra foi vendida por 2.7 milhões de dólares. Tecnicamente, ela gerou 3.7 milhões de dólares, e por isso ganha o posto de guitarra mais cara da história.
Entre as pessoas que assinaram a guitarra estão: Mick Jagger, Keith Richards, Eric Clapton, Brian May, Jimmy Page, David Gilmour, Jeff Beck, Pete Townsend, Mark Knopfler, Ray Davis, Liam Gallagher, Ronnie Wood, Tony Iommi, Angus & Malcolm Young, Paul McCartney, Sting, Ritchie Blackmore, Def Leppard e Bryan Adams.


O achado histórico de Dweezil Zappa em 2002

No ano de 2002, o filho de Frank Zappa, Dweezil Zappa, encontrou um instrumento despedaçado embaixo da escadaria do estúdio de seu pai e se dedicou a reconstruí-lo.
Acredita-se que seja o mesmo instrumento que Jimi Hendrix incendiou no Festival Pop de Miami, em 1967.
"Esta guitarra é, obviamente, histórica, pois foi tocada por dois dos maiores guitarristas que já existiram", afirmou Dweezil Zappa.
O guitarrista Frank Zappa restaurou o instrumento e usou a guitarra no disco Zoot Allures, de 1976, e depois acabou deixando o instrumento de lado.
Hendrix teve duas guitarras Sunbursts. Segundo Ted Owen, da empresa de leilões Cooper Owen, o modelo foi queimado tanto no London Arena como em Miami.
"Todos os arquivistas de Jimi Hendrix e todas as obras de referência indicam que o instrumento foi originalmente queimado pelo guitarrista em 67 no Astoria, depois, restaurado e queimado novamente em Miami", afirmou. "A guitarra está completamente queimada no braço", acrescentou o leiloeiro.
Hendrix certa vez justificou o ato de incendiar a guitarra como sendo um ato de amor: "As coisas que eu queimo são como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que ama. Eu amo minha guitarra".
Acredita-se que Hendrix só ateou fogo às suas guitarras em três ocasiões - em shows realizados em Londres, Miami e no Festival de Monterey, em 1967, que se tornou a mais famosa das três porque foi registrada em um filme.
A expectativa é de que o instrumento fosse arrematado por 400 mil libras (cerca de R$ 1,9 milhão), naquela época.



Fonte: World Diverse / BBC Brasil

Nenhum comentário: