domingo, maio 11, 2008

CLIP DO DIA

O U2 é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais.
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e de defesa dos direitos humanos, em especial o líder da banda, Bono Vox (ou Bono, como ele gosta de ser chamado). Bono tem participado activamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo todo afim de obter apoio na sua luta contra a fome e a miséria, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono quase levou os U2 ao fim em tempos passados, por incomodar o resto dos membros do grupo, porém isso foi revertido e ele conta actualmente com o apoio destes na sua causa.
A banda foi formada em Dublin em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola à procura de músicos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback", que incluía Mullen na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) (voz), David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick, também na guitarra.
Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson - Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.
Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, "U2-3" de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlanda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda.
Atualmente, o U2 é uma das bandas que mais arrecada anualmente.

"Sunday Bloody Sunday" - U2

Nenhum comentário: