quinta-feira, abril 17, 2008

Você sabia?

Você sabia que o frio na barriga é uma impressão instantânea de imponderabilidade, ou falta de peso?

Essa sensação é causada pela inércia dos órgãos abdominais, que não são corpos rígidos e têm certa mobilidade. Exemplificando: quando escorregamos dentro de um carrinho de montanha-russa, a queda é tão brusca que não há tempo para os órgãos se adaptarem à nova condição. Ou seja, descemos, mas nossas vísceras como que permanecem onde estavam. Essa náusea instantânea ocorre também nas subidas e é acentuada por uma involuntária inspiração profunda – um reflexo condicionado diante de algum perigo eminente. Na montanha-russa esse sensação é bastante explorada, devido à sucessão de subidas e descidas.
Outro exemplo disso, é quando estamos num carro e este passa rapidamente por uma lombada. Sentimos um frio na barriga, devido à falta de peso causada pela inércia dos órgãos abdominais.
A liberação de adrenalina também causa o frio na barriga. Esse hormônio ao ser lançado na corrente sanguínea aumenta a freqüência dos batimentos cardíacos, eleva o nível de açúcar no sangue e diminui o fluxo sangüíneo no sistema gastrointestinal, causando o frio na barriga. Tudo isso pra deixar o corpo em alerta.


Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário: