sexta-feira, abril 04, 2008

O centenário do Clube Atlético Mineiro

O centenário do Clube Atlético Mineiro

Uma das histórias mais vitoriosas do esporte brasileiro começou em 25 de março de 1908, quando um grupo de estudantes trocou as aulas daquela quarta-feira por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. O acontecimento mudaria para sempre o curso da História. Nascia ali o Athlético Mineiro Football Club, que em 1912 sofreria uma mudança de grafia e passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro, romperia fronteiras e gravaria seu nome no desporto mundial.
Os 99 anos de história do Atlético são marcados pelo pioneirismo dentro e fora de campo. Em 1908, foi o primeiro time mineiro a trocar as antigas bolas de meia pelas de couro.Ao contrário de outras equipes, que não permitiam o ingresso de quem não fosse rico ou estudante, o Atlético se firmava a cada dia como time do povo. O caráter popular rompeu as barreiras para o crescimento do Clube.
Nos últimos anos, o Atlético vem se modernizando e, com as obras realizadas na Cidade do Galo, já é um dos clubes mundiais com maior estrutura para futebol profissional e de base.


Curiosidades

- O primeiro escudo do Atlético foi utilizado até 1922. Em 1923, o escudo redondo com as letras CAM inscritas foi trocado pelo escudo atual.


- Em 1945, o desenhista Fernando Pierucetti, mas conhecido como Mangabeira, recebeu uma incumbência especial de Álvares Silva, editor do jornal Folha de Minas: criar símbolos para os principais clubes mineiros. O próprio Álvares sugeriu um índio para ser a mascote atleticana, mas Mangabeira recusou. “vou desenhar bichos”, resolveu. “O atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega e luta até morrer.” Assim nasceu o Galo. Mas o apelido só pegou na época do primeiro pentacampeonato mineiro conquistado pelo clube, entre 1951 e 1955. Ídolo da torcida, o volante Zé do Monte começou a entrar em campo segurando um galo e popularizou de vez a mascote.

- O Atlético é o clube brasileiro que mais conquistou títulos oficiais no século XX, devido aos 38 títulos estaduais conquistados, somados às conquistas do Campeonato Brasileiro, em 1971, e do Bicampeonato da Copa Conmebol, em 1992 e 1997. Dados fornecidos pela Revista Placar de novembro de 2007, que trouxe uma tabela dos clubes brasileiros que mais vezes foram campeões entre os anos de 1901 e 2000. O Galo encabeça a lista com 41 títulos contra 40 do Grêmio e 39 do Palmeiras.

- O atacante Reinaldo, o “Rei da área”, marcou 28 gols pelo Galo em 1977 em apenas 18 partidas. Até hoje ninguém conseguiu superar sua média de gols (1,55 por jogo), que é a maior de toda a história do Campeonato Brasileiro.




- A maior goleada do clássico entre Atlético e Cruzeiro aconteceu em 1927, no campeonato mineiro. Atlético 9 x 2 Cruzeiro.

- Em dezembro de 1968, o Atlético foi convidado a representar o Brasil num amistoso contra a antiga Iugoslávia. Vestindo a camiseta canarinho, o Atlético venceu por 3x2.

- O Atlético é o segundo clube com maior média de público pagante em todas as edições do Campeonato Brasileiro, com média de 24,6 mil torcedores por partida. O maior público pagante da história do Mineirão foi no jogo Atlético x Flamengo em 13/02/80, com 115.142 pagantes.

- Dario, o "Dadá Maravilha", foi o único jogador da história a ser convocado por um presidente da República (Emílio Garrastazu Médici) para fazer parte da Seleção Brasileira. Numa crise que levou a demissão do técnico João Saldanha e sua substituição por Mário Jorge Lobo Zagallo, pouco antes da Copa do Mundo de 1970.



- Em Campeonatos Mineiros, o maior artilheiro de todos os tempos também é do Atlético. Dadá Maravilha, fez 30 gols no certame de 1969.

- Nelinho marcou seu nome na história do Mineirão como o primeiro jogador a chutar a bola para fora do estádio, numa reportagem produzida pela Rede Globo, no início dos anos 1980.

- Em 1983, Paul Stanley, integrante do KISS, vestiu a camisa do Atlético num show histórico no Mineirão para mais de 100.000 pessoas.




Fontes: Clube Atlético Mineiro / Wikipédia

Nenhum comentário: