quarta-feira, abril 30, 2008

CLIP DO DIA

O SOUNDGARDEN foi formado em 1984 por Chris Cornell (bateria e vocal) e Hiro Yamamoto (baixo), que foram mais tarde juntados a Kim Thayil (guitarra). Thayil havia se mudado para Seattle de Park Forest, Illinois[6] com Yamamoto e Bruce Pavitt, que mais tarde começaria a Sub Pop Records. A banda se denominou assim a partir de uma escultura de canos que concentrava o vento, "The Sound Garden", localizada no Magnuson Park, em Seattle.[7]
Cornell originalmente tocava bateria enquanto cantava, mas a banda trouxe Scott Sundquist para permitir que Cornell se concentrasse nos vocais. As primeiras gravações da banda foram três canções que apareceram na compilação para a C/Z Records chamada Deep Six. Também continha canções de outras bandas do grunge como Green River, Skin Yard, Malfunkshun, The U-Men e Melvins. Em 1986, Sundquist deixou a banda e foi substituído por Matt Cameron, que eram baterista do Skin Yard.
O último álbum da banda foi Down on the Upside, lançado em 1996, tendo sido produzido pela própria banda. Tensões no grupo afloraram durante as sessões deste álbum, com a constante discussão entre Thayil e Cornell sobre os desejos de Cornell evitar os riffs pesados de guitarra que tornaram-se a marca da banda.
Em 9 de abril de 1997 a banda anunciou seu fim.

"Black Hole Sun" - Soundgarden

Nenhum comentário: