terça-feira, abril 22, 2008

22 de abril: Dia da Terra

22 de abril: Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.
O planeta Terra é cem vezes menor que o Sol, mas abriga mais de seis bilhões de pessoas, muita água, plantas, animais e uma variedade de construções feitas pelo homem.
Estudos demonstram que a Terra tem cerca de cinco bilhões de anos. Ela leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano de nosso calendário. Já a rotação da Terra sobre si mesma dura 24 horas, ou seja, um dia e uma noite.
Toda a grandeza de nosso planeta está seriamente ameaçada por causa das agressões ao meio ambiente causadas pelo homem. A cada dia contaminamos mais nossos rios, lagos e oceanos; devastamos nossas florestas, poluímos o ar e exterminamos muitas espécies de animais. Isso sem falar do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio.
Como um presente para o nosso belíssimo planeta, todos nós poderíamos aproveitar o dia 22 de abril para economizarmos todo tipo de energia e evitarmos qualquer tipo de desperdício ou poluição. Desligar os eletrodomésticos e as luzes; escovar os dentes com apenas um copo d'água; não fumar nem acender fogo; alimentar de frutas e verduras cruas; beber apenas água; não fazer compras; deixar o carro na garagem e aproveitar para caminhar, possivelmente descalços, sobre a Terra que nos hospeda. Agir lentamente e respirar com calma, falar baixo. Poderíamos usar o dia para meditarmos e descobrirmos as atitudes que podem ajudar a preservar a Terra. Afinal de contas, ela merece...


Fontes: Terra / Blog Faça Sua Parte / IBGE

Nenhum comentário: