sexta-feira, março 14, 2008

O mistério do Crânio de Cristal

O mistério do Crânio de Cristal

Lubaantun é o nome de uma cidade maia do sul do Belize, datada entre 700 e 900, cujas escavações o aventureiro britânico Frederick Albert Mitchell-Hedges visitou nos anos 20 do século passado. Sua filha adotiva, Anna Mitchell-Hedges, fez ali em 1 de janeiro de 1924 um descobrimento que ia mudar sua vida. Um objeto brilhante que cintilava entre as pedras da pirâmide e, no dia em que fazia 17 anos, haviam retirado rochas suficientes para alcançar o objeto. Era o "crânio de cristal".
O Crânio do Destino, como também é chamado, é de cristal de rocha puro e, segundo os cientistas, fazê-la deve ter levado 150 anos, geração depois de geração, trabalhando todos os dias de suas vidas, esfregando com areia um imenso bloco de cristal de rocha até que finalmente emergiu o crânio perfeito. Tem ao menos 3.600 anos e, de acordo com a lenda, o grande sacerdote dos maias a utilizava na celebração de ritos esotéricos.
Formada por dois blocos de quartzo (o crânio e a mandíbula), a jóia que mede 13,3 centímetros de altura e de comprimento, e pesa 5 quilogramas, parece uma realização impossível para os Maias desaparecidos.
Dizem que, quando invocava a morte com a ajuda da caveira, a morte sempre acudia. É considerada a encarnação de todo mal", escreveu Frederick em 1954 em Danger My Ally (Perigo, Meu Aliado), sua autobiografia.
Para os observadores científicos, o mistério essencial do crânio e de caráter logístico: como apareceu ele no templo maia de 1000 anos de idade onde foi encontrado?
Prismas ocultos na base e lentes polidas à mão inseridas nos olhos combinam-se para produzir uma luminescência ofuscante.
No entanto, os investigadores não descobriram quaisquer provas de que o crânio tivesse sido executado com utensílios modernos. De fato, a estrutura cristalina do crânio não foi respeitada quanto a criação do mesmo, o que elimina a hipótese de intervenção de qualquer lapidário moderno. Será o crânio uma prova de que a tecnologia maia estava consideravelmente mais avançada do que geralmente se supõe?

Fonte: História Do Mundo / Ceticismo Aberto


Obs.: O Crânio de Cristal será o tema do 4º episódio de INDIANA JONES (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) que está para estrear em maio de 2008 nos cinemas.





Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: