quarta-feira, março 12, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O Ônibus Espacial Endeavour (designação de Veículo Orbital OV-105 da NASA) é o quinto e mais recente ônibus espacial a ser construído pela NASA.
A construção do Endeavour começou em 1987 com o objetivo de substituir o Challenger, destruído durante um acidente em 1986. Peças sobressalentes das estruturas do Discovery e do Atlantis foram usadas na sua construção. A decisão de construir o Endeavour foi preferida à alternativa de reaparelhar o Enterprise porque o custo era menor.
Endeavour foi lançada pela primeira vez em 1992 e teve como primeira missão interceptar e relançar um satélite que saíra da rota padrão. Em 1993 fez sua primeira missão de serviço ao Telescópio Espacial Hubble. O Endeavour saiu de serviço por oito meses em 1997 para reajustes, incluindo a instalação de uma nova escotilha pressurizada. Em dezembro de 1998, ela entregou o módulo da Estação Espacial Internacional.
O nome do ônibus espacial Endeavour foi dado em homenagem ao navio Endeavour comandado pelo navegador inglês James Cook na sua viagem de exploração do Oceano Pacífico no século XVIII. O nome também é uma homenagem a outro Endeavour, o módulo de comando da Apollo 15.
Até fevereiro de 2003, o ônibus espacial Endeavour tinha feito dezenove vôos, passou 206 dias no espaço e completou 3,259 órbitas ao redor da Terra. Seu último vôo ocorreu em novembro de 2002, sendo posteriormente retirado de serviço para seu aperfeiçoamento e atualização de sua aviónica e de sua fuselagem, para uma maior segurança dos vôos.
Em 2007 o ônibus foi designado para uma missão de montagem a Estação Espacial Internacional.


Estações espaciais

Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação.
As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos. Elas são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.

Estações espaciais do passado e atuais:

- Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
- Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
- Skylab
- Mir
- Estação Espacial Internacional (ISS)

Adicionalmente, a Bigelow Aerospace encontra-se a desenvolver módulos habitacionais insufláveis, destinados à construção de estações espaciais.
Desde o vôo da Soyuz 11 à Salyut 11, todas as missões tripuladas ultrapassaram o seu recorde no embarque com estações espaciais. O recorde actual de 437,7 dias foi estabelecido por Valeri Polyakov na MIR de 1994 a 1995. Em 2000, 3 astronautas completaram missões de mais de um ano de duração, todas na MIR.


Fonte: Wikipédia / Fotos: Enviadas via email por Christiane Vanessa

Nenhum comentário: