sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Você sabia?

Você sabia que se fosse feito um levantamento sobre qual o super-herói mais cultuado do Japão, Ultra Seven seria um forte candidato ao posto de número um?

Exibido no Brasil nos anos 80 na TV Record, a saga de Ultra Seven marcou época, até mais do que seu antecessor Ultraman.
Sucesso de público e crítica quando exibido entre 1967 e 68 com 49 episódios, a série é até hoje lembrada como uma das mais importantes obras de ficção científica do Japão. O público brasileiro viu 50 episódios, já que o episódio 12 foi cortado da TV Japonesa por cenas muito violentas.
Embora os efeitos especiais sejam primitivos para padrões de hoje, Ultraseven tem muito crédito por ser muito bem produzido e por ter muita criatividade com os efeitos especiais da época.
Além dos efeitos especiais, as histórias podiam agradar pessoas de várias idades, e não apenas crianças. Essa série é considerada um clássico dentro do gênero tokusatsu (leia “tokussatsu”), que são os filmes e seriados de efeitos especiais feitos no Japão, normalmente com monstros e super-heróis. Estrelado pelo modelo Koji Moritsugu, Ultra Seven conquistou pelo carisma de seus personagens e pelas histórias dinâmicas e inteligentes, em sua maioria escritas pelo roteirista Tetsuo Kinjoh. Na coordenação geral, o lendário mestre dos efeitos especiais japoneses, Eiji Tsuburaya, que conquistou fama em seu país com documentários sobre a Segunda Guerra Mundial e os efeitos do clássico Godzilla original, de 1954.
Mesmo não sendo tão popular quanto o Ultraman, Seven conquistou a audiência e, pouco a pouco, foi se tornando um dos personagens mais queridos do país, não apenas pelas inúmeras reprises da série ou pelas diversas versões em mangá que foram publicadas.


Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: