domingo, fevereiro 17, 2008

K-PAX - O caminho da luz

K-PAX - O caminho da luz

Título Original: K-Pax
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/2001
Duração: 118 min
Direção: Iain Softley


Elenco

Kevin Spacey (Prot)
Jeff Bridges (Dr. Mark Powell)
Mary McCormack (Rachel Powell)
Alfre Woodard (Dra. Claudia Villers)
Ajay Naidu (Dr. Ajay Naidiu)
Vincent Laresca (Navarro)
Kimberly Scott (Joyce Trexler)
Conchata Ferrell (Bett McAllister)
Saul Williams (Ernie)
Peter Gerety (Sal)
David Patrick Kelly (Howie)
Melanee Murray (Bess)
Tracy Vilar (Maria)
Celia Weston (Sra. Arcer)


Sinopse

Em K-PAX - O CAMINHO DA LUZ, Kevin Spacey está na pele de Prot, um homem inofensivo, detido na Grand Central Station, em Nova York, por causa de um roubo. Jeff Bridges é o Dr. Mark Powell, experiente psiquiatra de um hospital público da cidade. Os caminhos dos dois se cruzam depois que Prot diz para a polícia que a luz deste planeta é muito clara para ele - muito mais clara do que em seu distante planeta, K-PAX. O Dr. Powell já cuidou de muitos pacientes com alucinações e acredita que é apenas uma questão de tempo para conseguir que Prot conte o verdadeiro motivo de estar fantasiando tudo isso.
Prot diz que está numa missão de levantamento de dados e, pacientemente, explica como as suas experiências na Terra contrastam com a vida em K-PAX. Ele encontra muita coisa que gosta aqui, mas diz que voltará para casa antes que termine o verão. À medida que vai se aproximando o dia de sua anunciada partida, todos os pacientes do hospital mostram o desejo de ir com ele. A descrição que Prot faz da vida em um planeta a mil anos-luz de distância despertou um sentido de possibilidade entre eles.
Os pacientes podem estar se sentindo bem, mas o Dr. Powell se vê assombrado pelo medo do que possa acontecer com Prot e decide usar tudo o que tem ao seu dispor para descobrir a verdade desse homem - antes que seja muito tarde. Mas as ferramentas se mostram ineficazes e o médico começa a duvidar de coisas que aceitou como verdade a sua vida toda. Tudo piora quando as afirmações de Prot e coisas que ele parece conhecer deixam confusos um grupo de astrônomos céticos. Powell tem que perguntar a si mesmo se o paciente poderia, de alguma forma, ser real. Ele tenta lutar contra essa idéia, mas a sensação de ter que, ao menos, admitir a possibilidade, cresce a cada dia.
À medida que continua tentando penetrar na concha em que Prot se fechou, o médico vai percebendo que também permitiu criar um muro impenetrável em sua volta - e que não é necessário muito tempo para um homem descobrir quem realmente é.


Críticas

- K-Pax passa a mensagem que todos nós gostaríamos de passar: a esperança. O filme tem livre arbítrio, você escolhe se quer viver em K-Pax ou acreditar que Prot é realmente desequilibrado e realmente se esconde em seu trauma. É um filme para se pensar. Vale a pena pôr a cachola pra funcionar nesse assunto.

(Fernanda Prevedello)


- A historia é bem montada, pois desmonta a hipótese de que se trata de um ET, caracterizando o trauma de infância. Imagens do inconsciente aos poucos se manifestam: "Prot vai partir" significa "eu vou me matar", "agora que você sabe de tudo cuide bem de mim" significa "fique atento e não deixe que eu me mate", "o sexo em meu planeta é doloroso" significa "minha mulher foi estuprada e morta", "vocês humanos não seguem o princípio de não usar o olho por olho, já dito por Buda e Jesus" significa "eu me arrependo por ter me vingado e matado o estuprador". Pena que muitos tenham deixado o filme acreditando tratar-se de um K-paxiano. Perderam a essência do filme.

(Antônio)


- O final é excelente, pois deixa para cada um entender como quiser.

(Leandro Gantois)


Fonte: Adoro Cinema

Nenhum comentário: