sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Bora Bora: o verdadeiro paraíso

Bora Bora: o verdadeiro paraíso

Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas Sous-le-Vent do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultra-marino francês localizado no Oceano Pacífico. A ilha, situada a cerca de 230 km a noroeste de Papeete (Tahiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto. O nome original da ilha em língua tahitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como Nascida em primeiro.
Administrativamente a ilha faz parte da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, pertencendo esta à divisão administrativa das Ilhas Sous-le-Vent. Em 2002 a sua população rondava as 7.250 pessoas. A povoação principal, Vaitape, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna. Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros, historicamente de grande importância econômica devido à sua semente oleaginosa, cultivada em regiões tropicais, da qual se extrai, depois de seca e preparada, um óleo (copraol) muito empregado na indústria.
Atualmente, a ilha depende essencialmente do turismo. Nos últimos anos, sete resorts de luxo foram construídos nos motus que circundam a laguna.
Há trinta anos atrás, o hotel Bora Bora construíu os primeiros over-the-water bungalows em estacas sob as águas da laguna, sendo que actualmente este tipo de habitação tornou-se comum na maioria dos resorts da ilha. Estas cabanas privadas oferecem vistas sobre a laguna e os picos e proporcionam acesso fácil à água, sendo luxuosos e com preços de acordo.
A principal atração deste local é a sua laguna de águas calmas e cristalinas, que permite disfrutar de uma grande panóplia de actividades náuticas, contando-se entre estas as expedições de mergulho para alimentação de tubarões e raias. Existem também excursões em terra, como passeios de todo-o-terreno pelos montes para apreciar a vista e visitas às antigas fortificações da Segunda Guerra Mundial.
Apesar do francês e do tahitiano serem as principais línguas faladas pelos habitantes, as pessoas que contactam mais com os turistas possuem na generalidade bons conhecimentos de inglês. Os pricipais visitantes são originários dos EUA, Japão e Europa.


Fonte: Wikipédia / Colaboração: Patrícia Fagundes

2 comentários:

Mirna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirna disse...

Paisagens deslumbrantes. Mas a verdade é que eu nunca ouvi a história do lugar. Então, obrigado. Agora eu sei. Porque uma vez eu fui a uma convenção de opi na Polinésia Francesa. É um lugar bonito.Mas você vai para descansar e não pergunta a história do lugar.