terça-feira, janeiro 08, 2008

Você sabia?

Você sabia que o Brasil é o país mais atingido por raios em todo o mundo?

De acordo com levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem a maior porcentagem de mortos por esse tipo de incidente e sofre mais prejuízos econômicos em decorrência de tempestades elétricas do que os outros. O território brasileiro é atingido por 70 milhões de raios por ano, ou seja, duas ou três descargas elétricas por segundo.
Os raios costumam ocorrer em regiões tropicais, e como o Brasil é o maior país tropical, é mais fácil ser atingido. As descargas elétricas naturais causam um prejuízo anual de US$ 200 milhões ao País, em danos nas linhas de distribuição e transmissão de energia, redes de telefonia, indústrias, telecomunicações, propriedades privadas e também em vidas.
Cerca de 100 pessoas morrem anualmente no País após serem atingidas por raios, o que eqüivale a 10% de todas as mortes relacionadas com descargas elétricas no mundo. Durante o ano, no Brasil, 300 pessoas são atingidas por descargas elétricas e as que não morrem, ficam com seqüelas diversas.
A região do País mais sujeita aos raios é o sul do Mato Grosso do Sul, onde são registradas 20 descargas por quilômetro quadrado ao ano.
Vale lembrar que aquele velho ditado popular no qual diz que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar" não confere. As estruturas elevadas, por exemplo, são atingidas várias vezes por raios.
Exemplo disso ocorreu no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, na plataforma 39-A onde se encontrava o ônibus espacial Atlantis. Um raio atingiu o local no dia 24 de junho de 1995 e no dia 25 de agosto de 2006, outro raio caiu no mesmo exato local forçando o primeiro adiamento da missão.

Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: