terça-feira, janeiro 29, 2008

Os efeitos da paixão

Os efeitos da paixão

Todos nós conhecemos os efeitos que uma paixão avassaladora pode causar na gente, certo? Uma sensação de bem estar, tudo fica lindo, inclusive você. É, a paixão traz mudanças físicas significativas no corpo da mulher e do homem. Além da ansiedade, perda de sono ou fome, sintomas mais comuns e conhecidos, a paixão traz mudanças no corpo. É o corpo se preparando biologicamente para o acasalamento.


Mudanças no corpo

A pele e os olhos brilham, os lábios ficam maiores, o aumento dos seios ou do pênis, é um exemplo de num evidente esforço do organismo para se atrair e conquistar o outro.
Uma das mudanças mais visíveis no corpo da mulher é o aumento dos seios. Por causa de uma maior irrigação sanguínea na região, os seios inflam. Para os homens, há também alterações físicas. O pênis, por exemplo, pode crescer de 10 a 20% aumentando, consequentemente, força e potência. Há uma tendência de aumento na fabricação de espermatozóides.
Mas não há como negar que os apaixonados são pessoas mais leves, de bem com a vida.


Comportamento

Os efeitos psicológicos da paixão são visíveis e inconfundíveis. É como se o apaixonado tivesse ingerido a pílula da felicidade. Fica-se com mais vitalidade, otimismo, esperança na vida, além de ativar a capacidade mental.
Essa sensação de bem estar é resultado da liberação de endorfina, um calmante fabricado pelo próprio organismo humano. Em contra partida, o apaixonado também tem uma sensação de euforia, devido a liberação de adrenalina. É como se tomasse um energético por hora, tamanha é a vontade de viver.


Surge o amor

O lado ruim é a limitação da realidade. É importante o alerta sobre ter consciência de que se trata de um sentimento com prazo certo para acabar. Viver a paixão é bom. Mas é preciso pensar duas vezes antes de se entregar totalmente. Não somos reféns de nossos sentimentos. Pensar assim é um erro. Podemos e devemos escolher o que é melhor e o que faz bem para a gente.
Depois desse período vem a estabilização emocional. A paixão sai de cena e só dará lugar a um amor pleno e sadio se os parceiros tiverem o mínimo de afinidades, como valores, hábitos e interesses similares.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: