sábado, janeiro 05, 2008

Nova teoria sobre a construção das pirâmides do Egito

Nova teoria sobre a construção das pirâmides do Egito

No embalo do assunto anterior, este agora também não deixa de ser polêmico. Discutir sobre a construção das pirâmides do Egito sempre gera controvérsias, pois muitas foram as teorias e hipóteses. Mas agora, um arquiteto francês declarou ter resolvido o mistério que há 4.500 anos cerca as pirâmides do Egito.

Grande pirâmide foi feita de dentro para fora, diz arquiteto

Um arquiteto francês declarou na sexta-feira ter resolvido o mistério que há 4.500 anos cerca as pirâmides do Egito, afirmando que elas foram construídas de dentro para fora.
Teorias anteriores diziam que o túmulo do faraó Khufu, a última das sete grandes maravilhas do mundo antigo que ainda sobrevive, foi construída ou usando uma enorme rampa frontal ou então uma rampa em formato de saca-rolhas, em forma de espiral, em volta da parte externa da pirâmide, para erguer as pedras.
Mas Jean-Pierre Houdin disse que tecnologia 3D avançada mostra que a rampa principal empregada para erguer as pedras maciças para o ápice da pirâmide estava contida entre 10 e 15 metros por baixo da camada externa da pirâmide, fazendo uma pirâmide dentro da pirâmide.
“Esta teoria é melhor que as outras porque é a única que funciona”, disse Houdin à Reuters, depois de apresentar sua hipótese numa cerimônia em que usou simulação computadorizada em 3D.
Para provar seu argumento, Houdin formou uma parceria com a empresa francesa Dassault Systèmes, que constrói modelos em 2D para o design de automóveis e aviões. A empresa pôs 14 engenheiros para trabalhar sobre o projeto por dois anos.
Agora uma equipe internacional está sendo montada para sondar a pirâmide, usando radares e câmeras de detecção de calor fornecidas por uma firma de defesa francesa, desde que as autoridades egípcias aprovem.
O egiptólogo Bob Brier disse à Reuters na apresentação da hipótese: “Isto contraria as duas principais teorias existentes. Eu mesmo as ensino há 20 anos, mas, no fundo, sei que estão erradas.”
Houdin começou a trabalhar em tempo integral sobre o enigma oito anos atrás, depois de uma intuição que lhe foi transmitida por seu pai, engenheiro, e cinco anos antes de visitar a pirâmide “in loco”.
Ele acredita que, com as técnicas que ele visualiza, a pirâmide pode ter sido erguida por não mais de 4.000 pessoas, em lugar das cerca de 100 mil vistas por historiadores passados como o número provável de trabalhadores encarregados de enterrar o faraó.


Explicação teórica

Utilizando uma apresentação em 3D, ele afirmou que a Grande Pirâmide de Gizé, por exemplo, foi construída de dentro para fora a partir de uma rampa interna que forma um túnel em espiral.
O software simulou como os blocos de calcário e granito que formam a pirâmide foram assentados. Segundo o arquiteto, isso explicaria por que a Câmara do Rei (que abriga o túmulo do faraó) tinha cinco tetos em vez de um.
Uma das evidência que confirmariam a idéia da rampa, segundo Houdin, é um teste de microgravidade feito por franceses em 1986, que mostra uma estrutura menos densa em forma de espiral dentro da pirâmide.


Rampa externa

Ele acredita que uma rampa externa foi usada apenas para construir os primeiros 43 metros e que, então, foi construída a rampa interna para transportar os blocos até o cume da construção, de 137 metros de altura.
A pirâmide foi construída para servir de tumba ao faraó Khufu, também conhecido como Quéops.
A grande galeria no interior da pirâmide, outra fonte de mistério para egiptólogos, teria sido usada para abrigar um enorme contrapeso que teria suspendido as 60 lajes de granito que ficam acima da Câmara Real.
"Essa teoria vai contra as duas principais teses aceitas até hoje", disse o egiptólogo Bob Brier à agência de notícias Reuters.


Teorias anteriores

"Faz 20 anos que as ensino, mas no fundo, sei que elas estão erradas", admitiu o especialista.
De acordo com Houdin, uma rampa externa até o alto da pirâmide teria tapado a vista e deixado pouco espaço para trabalhar, enquanto uma longa rampa frontal necessitaria de pedras demais.
Além disso, há muito poucos indícios de que jamais tenham sido montadas rampas externas no entorno da pirâmide.
Houdin disse ainda que, usando a técnica postulada por ele, a pirâmide pode ter sido construída por apenas 4 mil pessoas, em vez das 100 mil calculadas por outras teorias.
O arquiteto espera reunir um grupo de especialistas para comprovar a teoria com o auxílio de radares e outros métodos não invasivos.

(Por Tim Hepher - Reuters, França)


Obs.: Embora tenha uma certa lójica esta teoria e apresentando ser talvez, a mais sensata e lógica, a ciência ainda não confirmou ser esta realmente a resolução do enigma da construção das grandes pirâmides.
Eu acredito piamente na ciência, porque ela mostra teorias, explica e comprova!

Ricardo M. Freire