domingo, janeiro 20, 2008

Afinando a língua com Tony Bellotto

Afinando a língua com Tony Bellotto

O AFINANDO A LÍNGUA é um programa semanal de TV que oferece ao jovem uma nova visão sobre o aprendizado da língua portuguesa. Com apresentação de TONY BELLOTTO (guitarrista dos TITÃS), o Afinando a Língua utiliza letras de músicas, textos diversos e entrevistas com convidados como ferramenta para abordar questões ligadas a gêneros literários, gramática, estilo e etc.
O domínio da língua, do idioma de um país, é condição essencial para uma efetiva participação social e para o exercício da cidadania. É através da linguagem que nos comunicamos, temos acesso à informação, expressamos e defendemos nossos pontos de vista, partilhamos e construímos visões de mundo. Aprender uma língua significa não somente usar palavras e saber combiná-las em expressões complexas, mas aprender seus significados culturais, simbólicos, interpretando e dando sentido ao que nos rodeia.
O AFINANDO A LÍNGUA é uma das séries do canal de TV FUTURA com maior popularidade, justamente porque oferece uma análise peculiar e envolvente da Língua Portuguesa através de elementos cotidianos da comunicação próximos ao universo jovem: videoclipes e letras de músicas, textos literários e poesias consagradas são sempre mote para reflexões, discussões e aprendizagens.
O programa discute os diversos significados e variedades lingüísticas da língua que falamos no Brasil, procurando mostrar ao público também uma perspectiva histórica que contextualiza a produção literária, apresentando ao longo de sua produção os principais autores e gêneros que fazem parte de nossa cultura. É Tony Bellotto - músico, escritor e apresentador do programa - quem diz que “a língua é nossa roupa, mas nem por isso é uma camisa-de-força. Quanto maior o guarda-roupa de falas, melhor”.
Abrir espaço para crônicas, poemas, cartas, trechos de contos e romances, notícias de jornal, letras de música, entrevistas, depoimentos e a participação do jovem, é estratégia central do programa. Conteúdos gramaticais também têm destaque no Afinando: a proposta é que o espectador possa ampliar, progressivamente, seu conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção de sentidos de um texto, assim como o da prática da oralidade. São os próprios alunos que dividem com o público seu conhecimento sobre a língua, explicando aspectos teóricos e ilustrando o tema central tratado no programa. Dicas de livros complementam as informações apresentadas, ajudando ao telespectador a aumentar seu repertório lingüístico.
O programa procura falar sempre de maneira compreensível e instigante sobre as peculiaridades da nossa língua portuguesa, entremeando conteúdos de literatura, gramática, produção de texto e interpretação. Mas o fundamental é tratar a língua como produção cultural e conectá-la ao mundo tangível, ao universo cotidiano que ajuda a construir valores e conhecimentos em torno das formas de expressão.

Fonte: Canal Futura


Obs.: O guitarrista TONY BELLOTTO está de parabéns pelo programa AFINANDO A LÍNGUA. O guitarrista mostra uma maneira fácil e prática de ensinar a nossa língua, ao mesmo tempo sabendo transformar um assunto, que para muitos é chato, em algo muito interessante. Programa digno de passar em horário nobre da TV e em canal aberto!

Ricardo M. Freire

Um comentário:

Leidiane Silva disse...

Olá Ricardo!
Tb gosto muito desse programa assisto tds os dias, ontem à noite passou um programa repetido, mas q assisti com prazer, é o q fala de catarse. Muito bom mesmo!!
Valeu!!
Leidiane - cidade de Amapá/AP