sexta-feira, dezembro 14, 2007

Química de pele: fundamental no relacionamento

Química de pele: fundamental no relacionamento

Tudo de bom sentir aquela coisa dentro da gente que arrepia o corpo. O olhar que fulmina. A mão que pega diferente, o toque leve e ao mesmo tempo firme. A boca que parece desfazer qualquer defesa que se possa ter. O cheiro perfeito do corpo. O jeito, o beijo que descontrola a mente. Será que esses sintomas são puro acaso, ou existe algo de impressionante que acontece quando conhecemos alguém que mexe com a gente, a tal ponto de nos sentirmos descontrolados? É verdade que existe "química" na paixão?
Algumas pessoas realmente despertam mais desejos em nós do que outras? Seria só a beleza perfeita, o corpo escultural que faria um homem aproximar-se de uma mulher? Os músculos do macho que fazem com que uma mulher desafie qualquer obstáculo, para estar ao lado dele? Ou algo incrível que leva a sensação agradável e avassaladora que, como um imã, une duas pessoas assim do nada? Pois é... Uma sensação intensa durante o olhar, o toque diferente, sedutor, que arrepia até a alma. O beijo macio e úmido o suficiente para fazer o corpo estremecer de desejo.Seriam esses os sinais da presença da "química" entre um casal?
Os estudiosos dizem que sim. Esse elemento ainda tão pesquisado é arrebatador e imprescindível para o início de um relacionamento. É como se fosse a união de "temperos" do corpo de um e de outro, como os grandes chefes de cozinha fazem para que seus clientes delirem ao saborear seus pratos. Certa vez, assisti a um filme em que a chefe de cozinha, quando servia seus pratos, levava os clientes a dançarem em cima de nuvens. Ficavam com o ar de bobice... Sem controle. Assim acontece com a "química" da paixão. Nos tornamos bobos de imediato, quando estamos ao lado de alguém que nos faça sentir assim, anestesiados. E, dependendo do grau de sintonia entre os corpos, já é possível percebê-la no primeiro encontro. É aquela coisa de ficar pregado no chão olhando alguém sem conseguir disfarçar. Estar como que preso no lugar e não poder dar as costas para esse alguém tão perturbador, que mexe e arrepia a nossa pele. Dizem os pesquisadores que certas substâncias são responsáveis por essa "química", como a dopamina, feniletilamina e oxitocina. Elas são encontradas no corpo humano com destaque durante a primeira fase do romance. Mas, segundo os estudos, a química da paixão tem prazo de validade, pode diminuir com algum tempo de convivência. O organismo se "acostuma" com os efeitos dessas substâncias e pode ficar resistente a elas. Assim, a loucura da paixão perde um pouco com a menor ação dessas substâncias, e diminui gradualmente. Mas nem tudo está perdido. Podemos intensificar essa "química", aumentando-a sem deixar que termine. Costumamos escutar as pessoas dizerem que sentem falta desse início de relacionamento gostoso e com tanto "fogo". Também haja "química"! Faz-se loucuras, fala-se o que pensa, atravessa-se barreiras antes intransponíveis. Os hormônios estão a toda e como desenfreados nos levam a fazer coisas que depois vamos ficar de boca aberta só em pensar.
Mas conforme o relacionamento vai se adequando, estabilizando, o amor vem chegando e dá uma "arrumada" na paixão. E podemos sentir falta daquela sensação de loucura. Com medo, queremos voltar ao tal ponto, mas como a "química" equilibrou-se, é preciso a utilização de certas estratégias para reacender a chama. No entanto, não é tão difícil assim. Uma poção de "química", de vez em quando, não faz mal a ninguém, ao contrário, vai ajudar e muito a sentir de novo aquele arrepio que faz a vida voltar a ser delirante. Então deixe de preguiça e procure estar mais próximo do estado de sedução e desejo que, com certeza, vai provocar delírios a quem esteja ao seu lado.

Dicas poderosas e repletas de "químicas" de paixão:

- Não deixe que questões familiares, financeiras e de trabalho dêem fim à paixão. Essas questões podem diminuir o erotismo entre o casal. Equilibre as discussões e nada de conversas intermináveis sobre os problemas do dia-a-dia.
- Deixe transparecer os sentimentos, o que ativa a "química" da paixão. Fale das sensações que tem quando está com o parceiro e o que o toque de suas mãos, boca, corpo, provocam em você.
-Seja criativo: saia da rotina! Leve a pessoa ao motel ou mesmo crie em casa um cenário repleto de fantasias - velas acesas, lençóis com aroma, cremes de massagem, objetos eróticos;
- Faça sexo no carro, no elevador, na escada, onde for possível para aquecer a relação e despertar a adrenalina que pode estar meio "descansada" demais e fazendo falta na "química" da paixão.
- Massagem com os pés, mãos e o próprio corpo. Todas as partes do corpo possuem tato, portanto, use isso como arma de sedução. Não esqueça os óleos que aquecem a pele, eles dão um "plus" à massagem.
- Domine a relação de vez em quando: pegue a pessoa de surpresa e vire-a ao "avesso" e sem tempo para falar, comece a beijá-lo e tocá-la com paixão. Esse movimento surpreende e ativa a adrenalina no corpo, o que vai ajudar muito na sensação de desejo e elevar a temperatura da "química".
- Segure forte os cabelos, reciprocamente. A pessoa ficará surpresa e entregue a momentos de delícia sob seu controle. O "poder" exerce um forte fascínio entre os apaixonados.
- Prepare um jantar que desperte os cinco sentidos: o alimento deve ser bonito, ter aroma fascinante e sabor agradável. Despertar os sentidos é colocar o corpo em alerta para gerar um clima especial e delicioso.
- Utilize alimentos afrodisíacos: frutos do mar contêm minerais que ajudam na formação de testosterona; chocolate: propriedade estimulante liberando endorfina, causando sensação de bem-estar. Petiscos em lugares estratégicos do corpo: degustá-los provoca prazer em ambos. Entre eles, os campeões são: amendoim - colabora para vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual. Temperos picantes apimentados - com efeitos fisiológicos, como freqüência cardíaca elevada e sudorese, similares às reações experimentadas durante o sexo. Calda de chocolate ou chantily - "cremes" eróticos eleitos como os mais utilizados pelos amantes.

A criatividade deixa a "química" que está desperta, mais louca ainda. Ou aquela que tem ficado adormecida, ressuscita com muito prazer...


(Texto de BETH VALENTIM, psicanalista e escritora)