quarta-feira, dezembro 12, 2007

Natal = solidariedade

Natal = solidariedade

Alguma coisa está mudando em nossa sociedade e, felizmente, mudando para melhor. Mais e mais pessoas e grupos estão abrindo olhos e coração para os excluídos do banquete da vida.
A esperança volta a brilhar, iluminada pela solidariedade de tanta gente que se preocupa em mitigar o sofrimento dos milhões de homens e mulheres aos quais a vida negou trabalho, saúde do corpo e da mente, casa, comida, amor, respeito.
Vejam lá: Há os que montam e distribuem cestas básicas a famílias necessitadas e os que fazem campanhas de brinquedos para as crianças carentes. Há os que levam um prato de comida quente e saborosa, um pedaço de pão, um café com leite para os moradores de rua, e os que organizam festas nos hospitais, nas creches, nos asilos de velhos. Enfim, há os que dedicam seu tempo livre ensinando, orientando, ajudando como voluntários em instituições públicas e privadas.

O povo brasileiro está aprendendo:
• que o exercício da cidadania supõe uma consciência clara dos direitos e deveres de cada pessoa.
• que o cidadão de verdade cumpre seus deveres mas é intransigente na defesa de seus direitos.
• que se o direito de alguém é desrespeitado abre-se uma janela perigosa para o desrespeito ao direito de todos.
• que se o fosso que separa ricos e pobres continuar a se alargar e aprofundar, acabará por engolir a todos, tornando impossível a paz social que todos querem.

Toda esta solidariedade se faz mais evidente nestes dias que antecedem o Natal. Mas ela vem de longe e acontece o ano todo. Pode-se dizer mesmo que o próprio Natal readquire seu profundo significado por causa desta solidariedade que o povo de uns tempos para cá vem exercitando.
Porque ela é fruto da descoberta de que todos têm o mesmo direito à vida, ao respeito, à dignidade. Porque esta solidariedade reaproxima as pessoas pra lá das diferenças de raça, idade, sexo, cultura ou condição econômica.
Porque esta solidariedade abre o caminho para a fraternidade.

(Texto extraído do Jornal MISSÃO JOVEM)


Obs.: Para aqueles que nunca fizeram um ato de solidariedade, está aí a deixa! Pelo menos na época de natal, né gente...

Ricardo M. Freire