domingo, dezembro 23, 2007

Bélgica, o país da cerveja

Bélgica, o país da cerveja

A Bélgica é um país de forte tradição cervejeira. As cervejas são para os belgas o que os vinhos são para os franceses. Há dois tipos de cervejas: as que matam a sede e as específicas para degustar. Em se tratando das especiais para degustação, estas são servidas na temperatura de 6 a 10 graus, em copos adequados e secos, com muita espuma e nunca com copo cheio. Sempre 1/4 da bebida deve ficar na garrafa.

- A temperatura da bebida é essencial. Quando você bebe uma cerveja muito gelada as papilas gustativas se fecham fazendo com que o sabor desapareça e você não sinta a porcentagem de álcool que está tomando. As cervejas que matam a sede (Lager e trigo) são servidas a 2 graus , em copo comum úmido e com, no máximo, três dedos de espuma.

- Sirva a bebida sempre em copos limpos, sem o menor vestígio de gordura. Se o chope estiver sem espuma, é sinal de que o copo está sujo ou mal enxaguado.

- Ao iniciar uma degustação, comece pelo chope de menor teor alcoólico e com menos sabor. Caso contrário, você poderá comprometer o sabor de um chope mais encorpado e saboroso.

- Cervejas importadas são compradas em lojas ou supermercados especializados, locais em que a bebida é cuidada da maneira correta. As cervejas que são exposta muito tempo ao sol ou à luz artificial, em temperaturas muito altas, estragam muito mais rápido. Essa é uma das razões que faz com que as cervejas belgas sejam engarrafadas em recipientes escuros.

- A temperatura ideal para armazenar o chope é entre 12ºC e 16ºC, mas recomenda-se que o ideal seja mantê-la em temperatura constante.

- Deixe a garrafa por no mínimo dois dias em pé antes de beber. A maioria das cervejas belgas tem segunda e terceira fermentação, o que faz com que fique um sedimento na garrafa. As que têm tampa de champagne podem ser guardadas deitadas, pois a célula de levedura terá maior contato com a bebida, conferindo melhor aroma à cerveja.


A história do Pilsen

O tipo de cerveja que representa o “pils” ou “pilsener” nasceu numa cidade da Boemia chamada Pilsen. Desde a sua instituição em 1295 a cidade recebeu do rei Wenceslas II o direito de produzir com exclusividade a cerveja dentro das paredes da cidade. A cerveja era, até então, produzido com alto taxa de fermentação. Algumas cidades envolvidas na produção de cerveja fundaram em 1842 uma nova cervejaria fora das paredes da cidade e de lá o processo de fermentação já muito popular foi introduzido na região próxima de Beieren. O senhor Jozef Grolle foi contratado como mestre cervejeiro, ele estava familiarizado com a maneira de produzir a cerveja de baixa taxa de fermentação. Grolle,conhecido como um homem muito difícil, acabou produzindo uma loira, ao contrario da cerveja escura que era muito popular. O Pilsnener nasceu. Se o Grolle produziu a cerveja loira com baixa taxa de fermentação conscientemente ou por acaso, ainda é discutido.
Até esse momento as cervejas loiras eram consideradas menos importantes, porque se bebia em grandes potes de pedra ou de estanho e não podia se notar da cor da cerveja.Também na época o vidro ficou ao alcance das massas populares, copo de vidro próprio para as cervejas apareceram nos balcões, assim dando importância a cor e a clareza da cerveja.
A cor clara, loira dourada e o sabor amargo e cheio de malte fizeram um sucesso imediato da cerveja de Pilsen.
Em 1842 foram produzidos 3600HL de pils – o caldeirão só tinha uma capacidade de 37 hl. Via Praga e as spas na região da Boemia como Carlsbad e Marienbad e também via Viena, a nova cerveja conquistou primeiro a Europa, depois o mundo inteiro.
Em 1913 produziram-se, mas de um milhão de hectolitros. O sucesso provocou a imediata imitação das cervejarias de produzir a nova cerveja por todo lado. O “inventor” da cerveja deixou registrar em 1842 o nome Pilsener, reconhecido então com esse nome no mundo inteiro. Tentativas para preservar o nome da cerveja original da Pilsen com exclusividade foram sem sucesso.
Pils ou Pilsener é hoje em dia um nome de certa maneira de produzir uma cerveja, popular no mundo inteiro.
Água, cevada maltada, lúpulo e levedura são as matérias-primas da bebida. Com estes ingredientes são produzidas as cervejas belgas, que são 100% naturais.


Água:
A qualidade da água é muito importante na fabricação de uma boa cerveja, por uma razão particular: 90% da cerveja é constituída de água. A água do poço é tratada, de acordo com o tipo da bebida que será produzida. São usados 7 litros de água para cada litro de cerveja.

Cevada:
Uma grande variedade de grãos pode ser usada na fabricação das cervejas: trigo, centeio, aipim, arroz, milho, entre outros.

Lúpulo:
O lúpulo é uma planta originária da Europa, da qual se retira a substância amarga utilizada na fabricação de cerveja. É o segundo cereal importante na produção da bebida, e responsável por sua conservação. As cervejas belgas são totalmente naturais e não estragam .O cervejeiro mistura vários lúpulos para obter um paladar específico, deliciosamente amargo. Algumas centenas de gramas são suficientes para produzir umas centenas de litros de cerveja.

Levedura:
A levedura é responsável por converter a célula de açúcar em álcool. Neste processo, são liberados aromas que conferem um caráter único à cerveja.

Cada cervejaria usa sua própria levedura, cujas características são guardadas em segredo.


Obs.: Pois é, gente... O negócio é mudar pra Bélgica! (rs)

Ricardo M. Freire