terça-feira, setembro 04, 2007

COCKER SPANIEL

Cocker Spaniel

Um fato interessante vem ocorrendo em minha vida ultimamente.
Embora ame os animais, nunca tive muito entusiasmo em ter algum animal de estimação dentro de casa. Mas se tivesse que escolher, sem dúvida escolheria um cão, independente da raça. Mas o fato interessante é que uma certa COCKER SPANIEL de cor dourada com o nome de LOIRINHA (nome dado devido a cor da mexa loira na cabeça), aqui do vizinho ao lado, pegou uma certa afinidade pela minha pessoa. Bem, "uma certa afinidade" é um termo um tanto quanto comum para o acontecimento. A verdade é que a cachorrinha, sem explicação alguma, tornou-se uma grande e inseparável companheira. Está sempre ao meu lado, me espera chegar do trabalho, espera que eu abra a porta logo pela manhã, bem cedinho, para que possa entrar dentro de casa e dar ao menos uma pequena cochilada comigo na cama.
A pergunta que fica no ar é sobre como a cachorrinha chega no meu quintal... Tudo isso graças a uma pequena fresta na cerca.
O mais curioso ainda é quando alguém se aproxima ou "tenta" se aproximar de minha pessoa. Sem qualquer exitação ela já vai logo rosnando e latindo, e sequer respeitando o próprio dono que as vezes, quando pode, vem buscá-la. Tento entender o motivo deste apego, mas em vão, é realmente inexplicável. Aconteceu do nada!
Resolvi então pesquisar sobre a raça, para que eu pudesse desvendar este "mistério" e entender um pouco desta raça extraordinária, o COCKER SPANIEL.

O Cocker é uma raça de cães. No Brasil, o termo COCKER é normalmente usado para se referir ao COCKER SPANIEL INGLÊS, mas existe outra raça de Cocker que é mais comum nos Estados Unidos, o COCKER SPANIEL AMERICANO. É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Necessita de alguma atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. É uma raça que não se dá bem com as aves, pois quando era de seu lugar de origem, na Inglaterra, era um caçador de aves. Alguns afirmam que é um cão bravo, mas não é verdade. Depende de como o cão for criado. Como todo o cão, caso for criado sob stress, punições, espancamentos, ele (assim como qualquer outra raça) irá se tornar um cão estressado, podendo ficar bravo e morder outras pessoas e/ou outros animais. Alguns tem mania de morder, mas é so um jeito de brincar com o dono.
Alguns donos e veterinários afirmam que o cocker deve comer uma ração especial, porém provavelmente não é necessário. Basta saber que tipo de alimentos é que se deve dar ao animal para ter uma alimentação equilibrada. As rações, embora aconselhadas pelos veterinários, não são de total confiança. Para saber que tipo de alimentos dar, basta consultar um especialista. E é lógico, não troque a ração a todo momento porque além de deixar as fezes mais pastosas e fedidas não vão garantir um bom desenvolvimento, mesmo sendo boas rações, porque você está sempre trocando as fontes de proteinas contidas em cada ração.
O Cocker tem o pêlo comprido e, por esta mesma razão pode ser cortado, assim que o dono desejar e, achar conveniente. Há várias maneiras do pêlo ser cortado, e variam de acordo com o gosto do dono. O pêlo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo.
Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite). Caso isto aconteça recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de antibiótico. O cocker tem as orelhas muito compridas e, ao comer num comedouro normal, suja-as. Estes comedouros devem ser um pouco mais altos, e estreitos do que os normais, visto que o focinho do animal é comprido o suficiente para chegar ao fundo do comedouro. Embora não seja um cão muito grande, o cocker necessita do seu espaço e de se sentir confortavel no seu ninho, caso contrário, o animal deita-se onde se sentir melhor, como nas camas da casa.

São usados desde a Idade Média na arte da falcoaria, levantando a caça para que o falcão a abatesse no ar. A caça com falcões deixou de ser praticada há muito tempo, porém o cão não perdeu seu espaço.
O cocker spaniel inglês é um cão pertencente ao grupo dos spaniels. A palavra "cocker" é derivada do nome de uma galinha selvagem (woodcock) muito apreciada no Reino Unido, e que costumava ser o alvo de suas caçadas. O cocker era ideal para a caça dessas galinhas selvagens: pequeno, entrava em lugares que outros spaniels maiores não conseguiriam, não se enroscava tão facilmente nos arbustos baixos e cheios de espinhos que era a habitação das galinholas, além de muito corajoso e disposto para o trabalho. Da época de caçadas também nasceu o costume de se retirar parte de sua cauda: dizia-se que o cocker ao caçar, balançava sua cauda de um lado ao outro com tanto entusiasmo que sacudia os arbustos a sua volta e acabava espantando a caça. Hoje, com a proibição da caça e das cirurgias estéticas em animais, esse costume deixa de fazer sentido.

Agora dá pra entender porque existe o ditado que diz que "O cão é o melhor amigo do homem"...

Ricardo M. Freire