sábado, junho 09, 2007

''Panela velha é que faz comida boa''

''Panela velha é que faz comida boa''

Como é bom falar de coisas boas... Como é bom falar de boa música... Como é bom falar de PINK FLOYD e suas ramificações...
Não adianta! Por mais que tento me adaptar musicalmente ao século XXI, impossível e inevitável cair novamente nas mãos das raízes e dos dinossauros da música.
Após 22 anos DAVID GILMOUR lançou um álbum com músicas inéditas, cujo nome é ON AN ISLAND. E só agora, 15 meses após seu lançamento, venho a falar sobre esta grande obra. Seu lançamento foi em março de 2006 e logo que saiu, já dei sorte de vê-lo na famosa GALERIA DO ROCK, em São Paulo, e comprá-lo de imediato.
Às vezes um grande álbum demora a ser ''engolido'' (ainda me lembro do dia em que ouvi POWERSLAVE do IRON MAIDEN, ou ainda THE ELDER do KISS ou THE FINAL CUT do PINK FLOYD e franzi inocente e ingenuamente a testa).
Mas enfim, quando tive a oportunidade de ouvir e analisar pacientemente ON AN ISLAND, pude perceber o que tinha em minhas mãos. Solos de guitarra montados com imensa harmonia, imersivos, acompanhados por uma pequena orquestra, com letras de similar qualidade: isso é DAVID GILMOUR! Além do característico Rock Progressivo, temos inserções de blues em algumas músicas, exemplo bem audível disso está em “This Heaven”. Destaque para a faixa título “On An Island”, para a forte “Take a Breath” e as melódicas “Smile” e ''The Blue''. Esqueçam bobagens como ABOUT A FACE, de 1984, que fazem qualquer fã do PINK FLOYD querer jogar toda sua coleção de discos de vinil da banda pela janela abaixo!

ON AN ISLAND é um álbum que contém músicas para se escutar sozinho, tranquilo, esquecendo o mundo ao redor; de preferência de fones de ouvido. Experiência satisfatória garantida e verdadeira viagem musical, daquelas que você coloca o fone de ouvido, fecha os olhos e se entrega à música.

Existe coisa melhor que isso?

Ricardo M. Freire