domingo, abril 22, 2007

Todas as verdades e mentiras sobre o PAGODE

Todas as verdades e mentiras sobre o PAGODE

Confesso à vocês que me segurei até onde pude e evitei ao máximo falar sobre o PAGODE aqui no BLOG. Mas neste último fim de semana, mais precisamente no sábado, inevitavelmente tive um encontro inusitado com um pagodeiro. Calma, calma, eu explico... Não estive em nehuma festa regada à PAGODE ou em algum lugar do gênero. Na verdade, uma "amiga de uma amiga", pagodeira, se juntou a minha mesa num dos pobres barzinhos daqui de Sorocaba, onde eu me encontrava.
O assunto surgiu quando conversávamos a respeito de crianças, sobre seus comportamentos e tudo mais. A tal ''amiga da minha amiga'' não perdeu a chance de ficar calada e foi logo disparando: ''Meu filho está uma graça, já canta e dança como um pagodeiro''!
Subitamente, logo me veio à cabeça o que eu chamo de ''a salvação da falta de inspiração para postar no BLOG''.
Sendo assim, me senti na ''obrigação'' de pesquisar e falar sobre o assunto...


(A MENTIRA)

O PAGODE é um subgênero musical brasileiro, nascido no final da década de 1970. É considerado uma derivação de outro gênero, o samba, e passou a ser conhecido no bairro de Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro. Na década seguinte, ganharia amplo espaço nos meios de comunicação brasileiros.
Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.


(A VERDADE)

O PAGODE é um estilo de música cujo significado é uma sigla: Porcaria Auditiva Gerada para Onanistas Desprovidos de Esperteza.
Dizem que o Pagode foi criado no ano 1989 D.C, por um grupo de garotos excluídos pelas rodas de samba nas favelas do Rio de Janeiro, pois tocavam muito mal o cavaquinho, o surdo, o tamborim e a cuíca. Então, resolveram criar um estilo novo de música colocando, além dos tradicionais instrumentos usados pelo samba, instrumentos usados por outros gêneros musicais como bateria, guitarra, baixo e teclado. Batizaram o novo estilo de PAGODE.
Os garotos, não satisfeitos com a sonoridade, precisavam ter um visual próprio, algo que os separassem dos outros. Um dos integrantes, ao ver uma das novelas da Globo, teve a idéia brilhante de usar ternos com sapato de couro e franja (que no futuro seria dos Emos), mas como eles não tinham dinheiro o jeito então foi roubar os sapatos e ternos dos executivos que fazem a ponte aérea Rio-São Paulo.
O pagode tornou-se uma epidemia de norte a sul, do Rio Grande Do Sul ao Acre. Mas na verdade, só se escuta pagode enquanto os demais gêneros musicais sofrem com a falta de espaço da mídia. Os pagodeiros permanecem intocáveis: todo domingo eles dão picos no Ibope para os programas do GUGU e do FAUSTÃO, que chegavam ao extremo de colocar centenas de bandas de pagode no mesmo dia. Enquanto isso, muitos suicídios de fãs de bandas e/ou estilos alternativos vêm sendo registrados. Mas o pior veio ainda, na virada do milênio...
Agora no século XXI o pagode evoluiu para uma nova fase entitulada Pagode para idiotas Universitário, na qual um bando de playboys sem perspectivas na faculdade, a não ser torrar o dinheiro do pai e "catar" umas patricinhas para levar para a cama, resolvem aprender a "tocar" as músicas dos pagodeiros dos anos 90 em viagens para a Bahia e o Rio de Janeiro. Para variar o repertório, resolveram fazer também coveres de Fábio Junior e Xuxa; com isso, o pagode ganhou um boom de popularidade entre playboys mimados pelos pais que pensam que tocam e cantam alguma coisa e continuam fazendo as mesmas merdas que os outros pagodeiros faziam, sendo a diferença os ternos substituídos por roupinhas coladinhas, calças jeans, tênis da moda e bonés.
E assim o pagode continua matando o samba e desgraçando o gênero no Brasil mundo.


"A Barata" (Composição: Alexandre Pires)

Toda vez que chego em casa
A barata da vizinha está na minha cama
Toda vez que chego em casa
A barata da vizinha está na minha cama
Diz aí Luis Fernando o que cê vai fazer
Eu vou comprar um chicote pra me defender
Ele vai dar uma chicotada na barata dela
Ele vai dar uma chicotada na barata dela
Diz aí Rogério o que cê vai fazer
Eu vou comprar um pau pra me defender
Ele vai dar uma paulada na barata dela
Ele vai dar uma paulada na barata dela
Diz aí Fernando o que cê vai fazer
Eu vou comprar uma espora pra me defender
Ele vai dar uma esporada na barata dela
Ele vai dar uma esporada na barata dela


Frases sobre pagode:

"Pagode é uma forma de ser um corno feliz, e ainda sair no lucro!”
(Sebá Pagodeiro, vocalista do INIMIGOS DA HP)

“Se você acha que Rock é coisa minha, é porque não sabe o inferno que é ouvir pagode!”
(Satã)

“Infelizmente isto ecziste.”
(Padre Quevedo)


(Textos extraídos da DESCICLOPÉDIA, a enciclopédia livre de conteúdo e que qualquer um pode editar)

Obs.: Gostaram da letra de ''A BARATA'' ?
Bem, pra terminar este tópico, gostaria de deixar um comentário final em forma de um depoimento de uma amiga.
Fiz para ela a seguinte pergunta: ''Por quê todas as letras de PAGODE sempre têm um ''lá lá iá, lá lá iá, lá lá ri lá iá'' ? E ela respondeu: ''Porque quando a gente fica chapadinha, é mais fácil de cantar''!

Genial isso, não?!


Ricardo M. Freire