quinta-feira, março 08, 2007

O gênio da guitarra JEFF BECK

O gênio da guitarra JEFF BECK

Se existe um guitarrista que me faz encher os olhos d'água ao ouvir é JEFF BECK.
A pergunta é: ''Como pode alguém tirar um som tão mágico de um instrumento?''
O timbre deste guitarrista é inconfundível, seus solos são curtos, mas bem elaborados e dosados de muitas alavancadas, slides, harmônicas e muito, mas muito improviso mesmo. O timbre de sua guitarra é ardido, agressivo, lembra algo melancólico.
JEFF BECK na minha modesta opinião é um dos guitarristas mais criativos que já apareceram, tocando desde fusion até Rock and Roll, passando por blues, funk e os mais diversos estilos de música. Hoje é sem sombra de dúvidas um dos cinco guitaristas mais influentes da história.
Se ao ouví-lo meus olhos se enchem de lágrimas, ao vê-lo no vídeo então... E é por isso que resolvi postar a respeito.
Recentemente adquiri o DVD - LIVE IN MONTREAUX 2001, um show da turnê do álbum WHO ELSE! de 1999 e fiquei pasmo com o que vi. Impressionante a maneira como usa o botão de volume causando o efeito fader, as alavancadas e o slide de forma tão perfeita! Sua capacidade de improvisar espanta e é de uma tal forma a ponto de você poder ouvir a mesma música em diversos shows diferentes e verificar que nunca repete o solo. O bacana de JEFF BECK também é que o guitarrista já tocou com muita gente famosa.
JEFF BECK é daqueles guitarristas que precisam ser vistos e não ouvidos! Sim, porque ao ouví-lo você imagina o guitarrista executando um solo de certa forma, mas ao vê-lo no vídeo você acaba ficando perplexo ao perceber que não é nada daquilo que você imaginava. Por isso usei o termo "mágico".
Sem querer fazer comparações, JEFF BECK surpreende assim como STEVE VAI, fazendo então com que eu os coloque na categoria GUITARRISTA PARA VER E NÃO PARA SER OUVIDO.
Sua maneira de tocar difere dos outros guitarristas, afinal de contas é um dos poucos que não usam palheta, assim como MARK KNOFLER (DIRE STRAITS) e LINDSEY BUCKINGHAM (FLEETWOOD MAC). Curiosamente, o guitarrista resolveu reaprender a tocar guitarra ao abandonar a palheta após THERE AND BACK. Não parou de tocar, ao contrário, continuou, mas desta vez usando apenas os dedos, algo inédito até então.
A magia pode ser facilmente vista nas belíssimas ''NADIA'', ''BEHIND THE VEIL'', ''ANGEL FOOTSTEPS'', ''CAUSE WE'VE ENDED AS LOVERS'', ''PEOPLE GET READY'' (com ROD STEWART), ''FREEWAY JAM'', ''THE PUMP'' e muitas outras.

A discografia completa de JEFF BECK, vocês podem conferir no site:

http://www.jeffbeck.com/jeffbeck_discography.html

Eu recomendo obrigatóriamente quatro álbuns de sua discografia: JEFF BECK WITH JAM HAMMER GROUP LIVE, THERE AND BACK, GUITAR SHOP e WHO ELSE!.
WHO ELSE! de JEFF BECK é um álbum exemplo de criatividade e mistura, ao usar a música eletrônica inteligentemente.
JOE SATRIANI com o péssimo ENGINES OF CREATION que o diga...

Ricardo M. Freire