terça-feira, março 27, 2007

Existe o ''dom'' ?

Existe o "dom"?

Eis mais um assunto polêmico, o "dom".
O dom existe? O dom é um talento que se adquire já de nascença? Existem pessoas que já nascem com esta capacidade de realizar uma determinada tarefa muito mais facilmente do que outras? O dom é uma dádiva divina? É uma capacidade de se aprender melhor? É um certo tipo de influência vindo da família ou de algum conhecido ou amigo?
Eis um assunto delicado, mas que me sinto a vontade em opinar. Talvez por eu propriamente ter adquirido, se é que existe mesmo, o tal dom, ou os dons.
É fato que todos sabem que desenho bem e toco alguns instrumentos musicais sem ter passado por algum tipo de aula, curso ou professor . Isso é dom? Não sei, mas lembro-me de quando comecei a desenhar. Eu lia muito gibi e prestava muita atenção em alguns desenhos animados, eu observava atentamente os traços, fazia comparações entre as obras de diversos desenhistas, os estilos, a linguagem, tudo. Então simplesmente comecei a desenhar. Isso é dom? E quanto a tocar instrumentos? Não nasci tocando, eu apenas comecei a achar interessante observando algumas pessoas tocando e por já gostar de música desde pequeno, então comecei a dar meus primeiros arranhões sozinho mesmo e comprando aquelas revistinhas de cifras nas bancas de jornal. Quantas vezes meu velho video-cassete modelo G-9 já foi parar no conserto de tanto eu ficar indo e voltando a fita para melhor ver os dedos do guitarrista EDDIE VAN HALEN? Eu pergunto mais uma vez? Isso é dom? Ou foi treino? Hoje também pinto quadros e sequer tive aula, somente observava uma tia que é pintora.
Acredito que existe uma certa facilidade em cada ser humano de se realizar um determinado tipo de tarefa mais facilmente que outra. Eu particularmente era um péssimo motorista e custei a ficar bom, hoje me acho um ótimo motorista que acredito ter sido um aprimoramento no decorrer dos anos. Acho que tudo é treino, prática, tudo é ter interesse em uma determinada atividade. Pode ser uma soma de todos ou alguns destes fatores também.
Acho que qualquer pessoa consegue realizar qualquer tipo de atividade, porém, uns já têm mais facilidade que outros. Então seria isso o dom? Deixo então a pergunta em aberto...
Se existe dom ou não, quero aproveitar o assunto e contar a história de um garoto que conheci no pesqueiro de um amigo.
O apelido do garoto é BRANQUINHO e se tiver 11 anos de idade é muito. Nunca vi alguém tão jovem saber tão bem técnicas de pesca, desde estratégias com o local, táticas, iscas e equipamento. É bonito de ver o garoto, o modo como empunha o molinete na mão, a postura, o modo como recolhe o peixe fisgado, a paciência, a malícia... E o mais bacana: é extremamente humilde! Vale ressaltar que sempre o pai está junto e também é um ótimo pescador.

Branquinho mostrando que sabe tudo de pesca

Uma coisa é certa, se isso é dom ou não, o garoto tem futuro. E quando vejo cenas como esta apenas rezo para que os pais enxerguem o talento nos filhos e o encaminhem para a atividade que está em seus corações. Eu que o diga, não culpo meus pais, mas se eu tivesse sido encaminhado para determinadas atividades, não estaria hoje na área de vendas, algo que não tem nada a ver comigo.
Por fim, ofereço esta matéria à todos que têm talento e uma certa habilidade de realizar determinada tarefa ou atividade, seja lá qual for.

E lembrem-se sempre que o dinheiro não é o mais importante, ele só serve para distorcer o processo artístico. Quando se faz o que se ama, faz-se bem e o caminho para o sucesso está garantido como consequência...

Ricardo M. Freire