quinta-feira, fevereiro 08, 2007

O "gênio" PAULO COELHO


Paulo Coelho

Tiro o chapéu pra esse grande escritor! Paulo Coelho é um escritor de pura sensibilidade, de frases certeiras... Me identifico com seus textos e com sua maneira de escrever. Parece estar direcionando o que escreve diretamente à minha pessoa as vezes, de tão certeiras serem suas palavras!
Graças a ele passei a enxergar a leitura de uma maneira diferente, hoje vejo o livro como algo excitante, distante da imagem de chatice que me passava. Agora consigo ler textos, frases, pensamentos e reflexões sobre assuntos diversos pacientemente e com muito gosto, o que antes pra mim era totalmente desinteressante e cansativo. Claro que não deixei de ler críticas e quadrinhos, que sempre gostei, evidentemente...

Conheça um pouco mais sobre o gênio Paulo Coelho...

O escritor brasileiro PAULO COELHO nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.
PAULO COELHO escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
PAULO COELHO vendeu, até hoje, um total de 85 milhões de exemplares e, de acordo com a revista americana "Publishing Trends", foi o autor mais vendido do mundo em 2003, com o livro Onze Minutos - apesar do livro ainda não ter sido lançado nos Estados Unidos, Japão, e mais dez países (o lançamento ocorreu apenas em 2004). Também na lista de "Publishing Trends", O Alquimista se encontra em sexto lugar de vendas mundiais em 2003. Onze Minutos atingiu o primeiro lugar em todos os países onde foi lançado, exceto Inglaterra, onde ficou em segundo lugar. O Zahir, publicado em 2005, ficou em terceiro lugar da lista dos mais vendidos da Publishing Trends, abaixo do Código da Vinci e Anjos e demônios, de Dan Brown.
Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o premio Nobel Kenzaburo Oe e a cantora Madonna, que o considera seu livro favorito. Já foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça. Agora é tema de duas sinfonias (Itália e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien).
Seu trabalho está traduzido para 62 idiomas, e editado em mais de 150 países.

Sua biografia e obra completa encontram-se em seu site oficial:

http://www.paulocoelho.com/port/index.html

Ricardo M. Freire