sábado, janeiro 13, 2007

"Válvula de escape", todo mundo precisa de uma


"Válvula de escape", todo mundo precisa de uma

Denomino "válvula de escape" para toda e qualquer atividade que venha a nos tirar do stress cotidiano de nossas vidas. Todas as pessoas devem entender que investir na saúde mental é essencial para manter a vida em equilíbrio. E quando falo em equilíbrio, estou me referindo àquelas coisas mais objetivas da nossa vida como trabalho, negócios e dinheiro. E, por isso, incorporo no meu cotidiano tarefas que exercitam a válvula de escape.
Muitas podem ser as válvulas de escape, desde as mais estranhas como a hipnose até as mais simples, como cozinhar ou escrever (eu que o diga). Todo bom profissional passa por momentos de crise onde a pressão e o tempo estão contra tudo e todos. Cada um desenvolveu uma válvula de escape, um hobbie, uma atividade que não está nada relacionada ao dia-a-dia e serve para colocar os pensamentos em ordem. Nunca devemos deixar a vida sedentária nos vencer. Praticar esporte ou algum hábito saudável só irá nos trazer benefícios.
Eu particularmente uso minhas válvulas de escape de maneira bem radical, e faço pra descarregar todo o ódio e fúria que estão dentro de mim. Sentimentos estes causados por alguma situação em que me encontro ou pessoas que me aborrecem. Algumas frustrações me levam a procurar alguma válvula de escape também. Frustrações profissionais, amorosas, materiais, etc...
Minha melhor válvula de escape é tocar guitarra. Empunhar o instrumento à tira-colo e soltar todo o "feeling" que está preso dentro de mim é algo inigualável. Jogar futebol era outra arma importante pra mim, chutava a bola com toda força, corria, xingava, discutia; e após o final do jogo a boa cerveja e risada com os amigos. Agora que estou impossibilitado devido ao meu eterno problema no joelho (agora se não bastasse são os dois), talvez a internet venha a ser muito importante também, através dela eu pesquiso assuntos que me interessam, como procurar fotos da minha banda predileta, cifras de músicas, busco novos sons baixando músicas e o principal atualmente, que é escrever.
Escrever tem sido algo interessante. Sinto-me como se estivesse desabafando com alguém e ajudando ao mesmo tempo. Ajudando porque as pessoas têm se identificado com alguns dos assuntos que abordo e isso passa a ser muito gratificante para mim. Outra atividade que vale a pena eu mencionar é a pescaria, pena eu tê-la descoberto somente agora que um amigo montou um pesqueiro.
Todo mundo precisa de uma válvula de escape. Porque , por mais que a gente se abra com os outros, ainda pode ser insuficiente para que nos aliviemos do que nos perturba.

Atualmente a minha maior preocupação é a sensação de estar perdido. "Qual o próximo passo?" e "O que está faltando?" são duas perguntas que não me saem da mente desde o momento que acordo todos os dias. Algo aconteceu que me virou a chavinha do "parar para refletir".Talvez eu que tenha complicado demais minha vida. Eu que sempre vejo tudo da forma mais complicada possível. E o fato é, eu tenho medo e não gosto de perder. Perder pessoas, perder estabilidade. E para ser sincero , o medo é tão grande que me cegou para o que já aconteceu. Eu não estou estável, eu estou falhando, e perdi algumas oportunidades enquanto estive cego (ou ainda estou talvez), e me arrisco a perder mais algumas. Talvez o famoso "fechar para balanço" tenha chegado. Preciso tomar as rédeas da minha vida novamente , e não continuar seguindo a correnteza.

Pra finalizar, acredito que o mais importante do assunto é o fato de podermos até transformar uma destas válvulas de escape em algo que nos coloque no lugar onde devemos realmente estar, seja na vida sentimental ou profissional. Concordam comigo que todos nós seríamos pelo menos um pouco mais felizes ou totalmente felizes se pudessemos ter uma atividade profissional totalmente voltada para o nosso passatempo favorito?
Então o que é que estamos esperando? Mãos à obra!

Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: