quarta-feira, janeiro 17, 2007

24 de Maio - A Galeria do Rock

24 de Maio - A Galeria do Rock

Considero este lugar como o "templo sagrado da música". Uma verdadeira cidade vertical da música. Só fui descobri-la no início dos anos 90 graças a um grande amigo (o Birso), rockeiro como eu, que mora na capital. Na época eu era jovem, só estudava, então era difícil de ir até lá "preparado", ou seja, com o bolso cheio. Sim, porque pra quem é fanático por música como eu e ir neste lugar sem dinheiro é puro masoquismo! Um CD clássico que não se encontra em qualquer lugar, camisetas de bandas de rock, coleções de antigos vinis, roupas ou aquele acessório que faltava para completar o visual. O endereço que é garantia de encontrar todos esses itens é a Galeria do Rock.
Ainda me lembro que na época, eu procurava pelo 1º disco do VAN HALEN em vinil (ainda não existia CD) que estava fora de catálogo. O engraçado desta história é que eu havia cometido um erro fatal... A Galeria do Rock guarda muitas surpresas. É preciso andar com os olhos atentos para que os detalhes mais sutis não passem despercebidos, afinal de contas, a quantidade de estabelecimentos é enorme. Fiquei tão empolgado e boqueaberto com o que eu via, que fui comprando tudo o que vinha pela frente até que não me sobrou mais dinheiro nem pra condução! Curiosamente, quando estávamos de saída (eu e meu amigo), já na rampa de saída no térreo, é que fui encontrar o tal disco. Mas aí já era tarde... A esta altura nós dois já estávamos totalmente falidos! Claro que tempos depois retornei ao local e consegui adquirir o disco... Foi lá também que consegui fotos verdadeiras (numa lojinha de um fotógrafo japonês) do show do VAN HALEN no Ibirapuera em 1983. Vocês têm noção ou podem imaginar qual foi a minha reação ao encontrar tal material?

Falemos um pouco sobre a galeria...
A Galeria do Rock é um conglomerado de 450 estabelecimentos comerciais, sendo 190 dedicadas ao mundo do rock. São vendidos CDs, discos, vídeos, camisetas, acessórios, bandeiras, pôsteres e itens de decoração. Há também estúdios de piercing e tatuagem e sedes de fã-clubes, como o Magical Mystery Tour (Beatles), Sepultura, e Raul Seixas. Os outros são lojas de roupas, estabelecimentos de serigrafia, salões de cabeleireiros, oculistas, alfaiates, etc.
O prédio onde hoje se encontra a Galeria foi fundado em 1963, com o nome de Shopping Center Grandes Galerias, e foi no final dos anos 70 que o edifício começou a ser "invadido" por lojas de disco voltadas principalmente para o rock, comandada pela loja Baratos Afins, a primeira que se instalou por ali.
A cultura de rua e o hip hop também têm seu espaço no térreo e subsolo.

Pelos corredores da Galeria já passaram nomes famosos no mundo do rock como como Bruce Dickinson e Kurt Cobain. Toda a parte hidráulica, seguranças foram contratados para circularem pelos corredores, os gastos com condomínios foram replanejados e diminuíram e os assaltos, que eram cerca de quinzes por mês, em média, hoje quase não existem. Há tempos a Galeria é considerada um ponto turístico alternativo e referência para os amantes de rock. Personalidades como Raul Seixas, Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e Kurt Cobain (ex-vocalista do Nirvana) e bandas como Dream Theater, Paradise Lost e Sepultura já passaram por lá para tardes de autógrafos ou apenas para dar uma volta pelos corredores. O local pode entrar para o Guiness Book (livro dos recordes) como maior concentração de estabelecimentos dedicados ao rock.

Galeria do Rock
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 17h
Rua 24 de Maio, 62 (entrada também pela Av. São João, 439) - São Paulo -SP
Entrada franca
Próximo ao Metrô República

O mais importante de tudo, é que junto com a sua revitalização, a Galeria do Rock se tornou um dos símbolos de democracia cultural de São Paulo. Exemplo de espaço onde as tribos urbanas convivem de forma pacífica contribuindo para a quebra de preconceitos.

Ricardo M. Freire